quinta-feira, 14 de março de 2013

Doces heresias de um pastor no exílio...


Meu Deus
Algumas pessoas ficam muito preocupadas com o destino de minha alma quando me vêem falar sobre Deus ou sobre religiosidade, principalmente meus antigos colegas de batina/sacerdócio e de minhas antigas comunidades, ao que respondo não se preocupem, meus/nossos pensamentos sobre Deus não fazem a menor diferença pra ele, e o pior de tudo, ele continua seu relacionamento comigo mesmo assim...

Meu Deus não dá a mínima pra isso, ele, por outro lado, a despeito disso tudo, como falou meu mano Jesus, “Faz o sol nascer sobre bons e maus...”, assim pelo menos é o meu, mas o deus de cada um tem um jeito de se apresentar, um cartão de visitas diferente, que na verdade reflete a face de seu adorador. O teólogo Feuerbach disse uma coisa poética uma vez, disse que “Se as plantas tivessem olhos, gosto e capacidade de julgar, cada planta diria que sua flor é a mais bonita”. E como diz Rubem Alves, o Deus das flores são flores, das lagartas são lagartas, dos lobos são lobos... Dize-me como é teu Deus e eu te direi que és...

Meu Deus é suave, tranqüilo, adora os prazeres que ele criou, adora dar penitencias prazerosas como passar uma tarde na praia vendo o por do sol ou se deliciar com uma suculenta manga espada, sobre inferno geralmente comenta comigo irritado que não sabe de nada, que quem inventou que cuide dele, mas que ele não tem nada a ver com isso... Disse que das repetições não é muito fã, embora me faça recitar Cecília Meirelles como uma ladainha sempre que conversamos, boa praça, alegre, adora dança e festa, sempre aparece quando sente o cheiro da fumaça de meu cachimbo, e então passamos horas e horas trocando umas idéias ao som do Poetinha e em reverencia ao mesmo sempre acompanhado de um bom JD, arrisco dizer que é um boêmio, mas sempre me nega sorrindo dizendo que esse é Jesus...

Ao que digo, não se preocupem comigo, nem com minha alma, to bem acompanhado, meu Deus é gente boa e sempre dá um jeito de cuidar de mim.

Clarence Santos
"Fratertheologus minor et peccator"

Um comentário:

Anônimo disse...

Loucura!